quarta-feira, 15 de abril de 2015

O Terroir da Argentina

Bardot - Vinhos e Artes

A Argentina possui aproximadamente 2,8 milhões de km2 de superfície territorial. O seu relevo e clima são bastante variados.

Bardot - Vinhos e Artes


As principais regiões vitivinícolas estão localizadas no Oeste do país, nas encostas das cadeias de montanhas dos Andes, desde o paralelo 22º até o 40º de latitude sul, com altitudes que vão dos 300 metros, em Rio Negro, aos 2.350 metros acima do nível do mar, em Salta (Norte).

Todos esses fatores contribuem para que haja uma grande variedade de climas e micro climas, sendo os predominantes continental, temperado, ou temperado frio e semidesértico. Os invernos são secos com precipitações que variam entre 100 a 300mm anuais, podendo alcançar 400mm em algumas regiões. A irrigação é feita utilizando-se água do degelo da Cordilheira.

Os solos são variados, com predominância de argiloso arenoso, bastante pobres em matéria orgânica.

Atualmente, a Argentina passa por um período de autodescobrimento. O mapa vitivinícola está se ampliando, se afastando da Cordilheira dos Andes. Os viticultores têm procurado as regiões mais baixas e com influência marítima, originando vinhos com características distintas.

Castas
A Argentina se tornou sinônimo de Malbec para os tintos e Torrontés para os brancos.

O terroir de Mendoza, região que responde por cerca de 90% do vinho fino de exportação argentino, fez com que a Malbec desenvolvesse todo o seu potencial, originando vinhos encorpados, de intensos aromas e sabores frutados e taninos redondos.

Mas nem só de Malbec é feito o universo tinto. Syrah, Merlot, Tempranillo e Pinot Noir vêm se mostrando boas apostas.

Em se tratando de brancos, a Torrontés reina nas terras altas de Salta. Vinhos com intensos aromas florais e muito frescos caracterizam os melhores vinhos da destacada sub-região de Cafayate.

Outras castas brancas que se desenvolveram bem na Argentina são a onipresente Chardonnay, Chenin Blanc, Ugni Blanc e Sauvignon Blanc.

* Texto de Alexandre Follador (editor do site Idas e Vinhas)
* Foto: Bodega Nieto Senetiner

A Bardot – Vinhos e Artes possui em seu portfólio toda a linha de vinhos da Nieto Senetiner, um dos produtores mais proeminentes da Argentina.

Acompanhem aqui a degustação “Malbec: do Benjamin ao Cadus” conduzida no dia 20 de Março de 2015.

Serviço:
Bardot - Vinhos e Artes
Rua Barão de Mesquita, 978 A. Praça Verdun, Grajaú, Rio de Janeiro.
Telefone: (21) 2575-9395

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...