O território do Uruguai possui apenas 177.000km², sendo menor que alguns estados brasileiros, e pouca densidade demográfica, com cerca de 3,3 milhões de habitantes. O clima temperado confere grande potencial vitivinícola, permitindo uma boa diversidade de terroirs e a produção de bons e saborosos vinhos. Apesar da vinicultura tardia em relação aos demais países da América do Sul, depois da Argentina, é o maior mercado consumidor de vinhos per capita da região.
Sua produção remonta à colonização espanhola, que fez chegar ao país as primeiras videiras, em meados do século XVII.
A área total de vinhedos é de 10.000 hectares, e o solo basicamente composto de areia solta e lama. As suas principais regiões vinícolas são:
- Canelones - a principal região, concentrando a maior parte das vinícolas.
- Artigas
- Colonia
- Florida
- Paysandú
- Rio Negro
- Rivera
- Salto
- San José
- Soriano
Produzindo vinhos há mais de 250 anos, somente com a aposta na uva Tannat é que sua vinicultura começou a ganhar corpo. Originária da França, essa casta encontrou no clima temperado do Uruguai o seu terroir perfeito. É utilizada tanto em vinhos varietais, como em cortes com outras castas, o que atenua sua elevada tanicidade. Os varietais de Tannat acompanham muito bem pratos com carnes suculentas, com molhos consistentes.
Mas nem só de Tannat vive a vinicultura uruguaia e outras variedades conseguem se destacar, como Merlot e Cabernet Franc. O Cabernet Sauvignon não se destaca tanto, sendo mais utilizado em cortes com o Tannat e Merlot. Entre os brancos presentes na maioria dos produtores, destacam-se o Torrontés e Sauvignon Blanc (que produz brancos de grande tipicidade e grande frescor).
A Bardot – Vinhos e Artes possui vários excelentes vinhos uruguaios em seu portfólio, como por exemplo o Montes Toscanini Elegido Reserva 2013, um corte de Tannat com Cabernet Sauvignon e Merlot. Merece ser degustado!
Serviço:
Bardot - Vinhos e Artes
Rua Barão de Mesquita, 978 A. Praça Verdun, Grajaú, Rio de Janeiro.
Fale conosco:
Telefone: (21) 2575-9395
Nenhum comentário:
Postar um comentário