quinta-feira, 9 de julho de 2015

Lidio Carraro

Bardot - Vinhos e Artes

A Lidio Carraro Vinícola Boutique surgiu no mercado quebrando paradigmas. Com filosofia Purista e de resgate à essência e a integridade do vinho, todo o processo é conduzido com o mínimo de interferência e o máximo respeito à expressão natural da uva e do terroir de origem. Elaborar vinhos de personalidade única e que traduzam o conceito 'Vinho Puro' requer muito conhecimento e sensibilidade.

A vinícola é pioneira no país a implantar uma gestão vitícola e enológica integrada, que se inicia com um meticuloso estudo de clones e mapeamento de solos, rigoroso controle de produção, até o recebimento da uva por gravidade e vinificação de grandes vinhos sem o uso tradicional da madeira.



A atenção em cada detalhe do processo de elaboração permite originar vinhos particulares, ricos em complexidade, estrutura e equilíbrio.

Inspirada na busca pela identidade e excelência do vinho brasileiro e comprometida a elaborar somente vinhos de Primeira Linha.


Bardot - Vinhos e Artes


Sobre a Vinícola / História da Família

Em 1875 chegam ao Brasil os primeiros imigrantes italianos vindos da região do Vêneto.


Por meio da plantação de uvas, muitas famílias estabeleceram-se no Rio Grande do Sul produzindo vinhos, mas a família Carraro optou apenas pelo cultivo das frutas, tornando-se especializada nesse processo.

Na década de 70, Lidio Carraro se destacou como um dos líderes da implantação das vitis viníferas na Serra Gaúcha, sendo um dos pioneiros no cultivo da variedade Merlot. A partir dos anos 90, iniciou uma busca obsessiva por encontrar e desenvolver melhores vinhedos motivado pelo amor pela viticultura e pela vontade de um dia reconhecer nos vinhos todo o trabalho dedicado às videiras.

Ainda na década de 90, Juliano Carraro ingressa na faculdade de enologia e sua vontade de elaborar vinhos contagia toda a família. Em 1998, após vários estudos, Lidio converte sete hectares no Vale dos Vinhedos para uvas da melhor qualidade e inicia a criação de sua adega. Neste mesmo ano, Monica Rossetti, então técnica em Viticultura e Enologia, integra-se ao projeto da Lidio Carraro, respondendo como enóloga responsável e recebendo a missão de agregar conhecimento e traduzir nos vinhos a busca pela excelência.

Em 2001, ocorre a fundação da Vinícola Lidio Carraro e a família adquire 200 hectares em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. A região mais tarde se tornaria um pólo vitícola brasileiro. Os vinhedos no Vale dos Vinhedos iniciam as primeiras produções em 2002 e a safra dá origem aos primeiros vinhos com a marca Lidio Carraro, que chegam ao mercado em 2004. Pouco tempo depois, a vinícola vence uma seleção para representar o vinho brasileiro nas prateleiras do DutyFree de aeroportos internacionais, tornando-se o primeiro produtor brasileiro a fazê-lo. Com esta porta aberta para o mundo, a Lidio Carraro começa a receber pedidos internacionais e dá início às exportações ainda em 2005. Desde então, os reconhecimentos chegam de todas as partes do mundo.


Bardot - Vinhos e Artes

O projeto da Lidio Carraro iniciou-se com a implantação de vinhedos próprios, no Vale dos Vinhedos (primeira região do Brasil com Indicação Geográfica reconhecida) e Encruzilhada do Sul.

Linhas de produtos:

  • Ícone
  • Grande Vindima
  • Singular
  • Elos
  • Coletânea
  • Dádivas Espumantes
  • Dádivas Vinhos
  • Agnus
  • Faces



Na próxima sexta-feira 10 de julho, a Lidio Carraro apresenta seu lançamento Agnus Malbec 2014, em noite de degustação na Bardot - Vinhos e Artes. Entre em contato conosco e saiba como participar.

E clique aqui para rever  como foi a primeira Prova de Vinhos dessa vinícola na Bardot.

Fonte de consulta e fotos: site da Lidio Carraro

Serviço:
Bardot - Vinhos e Artes
Rua Barão de Mesquita, 978 A. Praça Verdun, Grajaú, Rio de Janeiro.

Fale conosco:
Telefone: (21) 2575-9395

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...