quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O terroir da Austrália

Bardot - Vinhos e Artes

Conhecida também como a terra dos cangurus e dos coalas, a Austrália é praticamente uma ilha-continente do outro lado do mundo, sendo o maior país da Oceania. A ex-colônia dos ingleses é hoje umas das nações mais ricas do mundo e berço de grandes vinhos, que é o que vamos abordar agora.

É o quarto maior exportador mundial e tem mais de 6 dezenas de regiões vinícolas e as suas vinhas ocupam cerca de 160.000 hectares, em todo o país. São números impressionantes de uma nação que soube aliar a tradição na plantação e manutenção das vinhas com formas de produção avançadas utilizando a mais recente e moderna tecnologia. 

Atualmente 98% da produção está concentrada no sudoeste australiano (Nova Gales do Sul, Vitória e Austrália do Sul) e com a grande diversidade dos solos e do clima, os vinhos australianos são conhecidos pelo seu equilíbrio, riqueza e complexidade de sabores.

Bardot - Vinhos e Artes

As principais castas australianas são Chardonnay,  Cabernet Sauvignon e Shiraz.  Em menor escala, também são cultivadas a Merlot, Pinot Noir, Sémillion e Sauvignon Blanc

A casta Chardonnay tem papel de destaque entre as brancas, originando um varietal rico, cheio de sabores e aromas. Também é utilizada em cortes com a Pinot Noir na elaboração dos elegantes espumantes australianos.  

Quanto às tintas, a Shiraz, ou Syrah como também é conhecida, domina em termos de hectares plantados. É a casta mais plantada na Austrália e extremamente lucrativa, tendo seus vinhos grande popularidade. 





Regiões produtoras da Austrália:
Dentre as principais regiões vitivinícolas da Austrália está a South Australia (Austrália do Sul) que engloba o maior número de sub regiões reconhecidas e representa cerca de 60% de todo o vinho produzido no país, com diferentes níveis de qualidade. As sub-regiões de maior prestígio são: CoonawarraPadthawayAdelaide HillsBarossa ValleyClare ValleyEden ValleyLanghorn Creek e o McLaren Valley. Como nas demais regiões do país o clima é extremamente variado, vai desde o intensamente quente e continental (Riverland) ao quente e seco (Barossa Valley) e ao frio e seco (Coonawarra).

Outras regiões:
New South Whales
Queensland
Tasmania
Victoria
Western Australia


* Fonte e fotos:
www.academiadovinho.com.br
www.vinho.org
www.australia.com
www.sommelierwine.com.br/


A Bardot – Vinhos e Artes possui em seu portfólio diversos rótulos de vinhos australianos, com destaque para o produtor Jacob´s Creek, um dos maiores do país,


Serviço:
Bardot - Vinhos e Artes
Rua Barão de Mesquita, 978 A. Praça Verdun, Grajaú, Rio de Janeiro.

Fale conosco:
Telefone: (21) 2575-9395

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...