sábado, 26 de setembro de 2015

Ironstone

Bardot - Vinhos e Artes

Trata-se de uma vinícola boutique dos Estados Unidos, localizada no estado da Califórnia, na região de Sonoma, uma antiga região de minas de ouro e metais preciosos. A história dessa vinícola começou nas mãos de João Kautzum. um jovem agricultor visionário que apostou no no cultivo de uvas naquela região, inicialmente com 12 hectares, em 1948. Construiu rapidamente uma excelente reputação como um produtor de uvas premium da Califórnia e mais tarde já mantinha 5 mil hectares em Lodi e Sierra Foothills, tornando-se um dos dez maiores produtores de uva da região.

Bardot - Vinhos e Artes


Em 1988, John, sua esposa, Gail e seus filhos se dedicaram à criação de um vinho próprio. Mantendo ainda a venda de uvas para as vinícolas maiores, eles trouxeram o premiado Winemaker Steve Mullier para lançar os vinhos Kauts, que mais tarde evoluiriam para Ironstone, uma marca dedicada à produção de vinhos de qualidade excepcional, valorizando o custo-benefício e a acessibilidade. Em 1989, um grupo de mineiros usando dinamite, picaretas e pás esculpiram as rochas calcárias e xistosas da fazenda da família em Murphys, Califórnia para criar cavernas capazes de amadurecer os vinhos da vinícola perfeitamente numa temperatura constante de 15°C, além de uma moderna sala de degustação. No inicio as adegas subterrâneas eram pequenas e modestas, hoje elas se tornaram um complexo na Califórnia e é o maior entretenimento da vinícola.

Após a criação da Ironstone o próximo passo foi à criação de um home site e de uma vinícola aberta aos visitantes, capaz de demonstrar o compromisso da família Kautz com a excelência dos vinhos e proporcionar um ambiente que vai além da vinificação, chega até o mundo das artes.

Ao longo dos anos os vinhos Ironstone foram crescendo e se tornando famosos pela excelente qualidade. Ainda é uma empresa verdadeiramente familiar constituída por John e Gail e todos os seus quatro filhos – Stephen, Kurt, Jack e Joan – todos ativamente envolvidos no crescimento da vinícola e de sua marca – Ironstone. 

Bardot - Vinhos e Artes

Vitivinicultura sustentável 
A vinícola Ironstone emprega algumas técnicas para a preservação do meio ambiente e tem como lema “a única coisa que um agricultor pode deixar no campo é a sua sombra”.
O gerente de vinhedo da Ironstone tem à sua disposição uma série de práticas ecológicas que podem ser empregadas na vinicultura, dependendo do que a Mãe Natureza proporcione na estação de crescimento.

Poda Verde - retirar as folhas quando os frutos estão no tamanho de ervilhas para evitar contaminação por fungos;

Manejo de solo - Algumas árvores e vegetações são plantadas no entorno dos vinhedos a fim de proteger as vinhas, reduz a evaporação e erosão do solo;

Uso de compostos naturais - cascas de uvas, folhas e esterco são usados como adubo natural;

Introdução de predadores naturais:- criação de corujas e outras aves de rapina para evitar que roedores e outros pássaros destruam o vinhedo;

Sistema de irrigação por gotejamento - para evitar o desperdício de água;

Reparação da vegetação nativa - para proteger as nascentes de água e as espécies nativas;

Redução do uso de pesticidas e herbicidas - uso muito controlado e restrito dessas substâncias

Bardot - Vinhos e Artes

Principais produtos da vinícola americana Ironstone comercializados pela Bardot - Vinhos e Artes.
Ironstone Cabernet Franc
Ironstone Cabernet Sauvignon
Ironstone Chardonnay
Ironstone Petit Syrah
Ironstone Zinfandel
Ironstone Obsession Symphony
Ironstone Obsession Red

Para conhecer mais sobre a vinicultura dos EUA, clique aqui.

Fontes e fotos:
www.ironstonevineyards.com
www,casaflora.com.br
www.portoaporto.com.br
www.menuespecial.com.br


Serviço:
Bardot - Vinhos e Artes
Rua Barão de Mesquita, 978 A. Praça Verdun, Grajaú, Rio de Janeiro.

Fale conosco:
Telefone: (21) 2575-9395

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...