segunda-feira, 21 de março de 2016

Aconteceu na Bardot... Palestra e degustação Pizzato - Vinhas & Vinhos

Bardot - Vinhos e Artes

Na última sexta-feira, 18 de Março, a Bardot - Vinhos e Artes promoveu mais uma noite de degustação para seus amigos e clientes, em parceria com a Vinícola Boutique Pizzato

Bardot - Vinhos e Artes

Monica Alves, sommelière e consultora de vinhos, comandou o evento e iniciou a sua apresentação falando sobre o mercado de vinhos produzidos no Brasil e sobre a vinícola do Rio Grande do Sul, que já está há quatro gerações na viticultura. Localizada no Vale dos Vinhedos, que engloba 3 cidades (Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul), a Pizzato possui 45 hectares de vinhedos e produz em média 240 mil garrafas por ano.


Segundo Monica, apesar da produção de vinho fino no Brasil ter dobrado na última década, a preferência de consumo dos brasileiros ainda é pelos vinhos importados, fruto do preconceito enraizado quanto à produção nacional. Mas, além dos espumantes nacionais já estarem entre os melhores do mundo, a produção de vinhos finos vem surpreendendo cada vez mais e merece ser descoberta e valorizada, além de contar com melhor custo benefício em relação aos rótulos importados.



Bardot - Vinhos e Artes

Com muita competência e carisma, Monica conquistou a atenção do público, enquanto dava suas impressões sobre cada um dos vinhos servidos. No total foram apresentados 6 rótulos: 

Os primeiros a serem degustados  foram os espumantes Fausto Brut (elaborado com 95% de Chardonnay e 5% de Pinot Noir) e Fausto Brut Rosé (60% Pinot Noir, 30% Chardonnay e 10% de Merlot), produzidos pelo método tradicional (mesmo método usado para fazer Champagne). Frescos, com excelente cremosidade, leves e fáceis de beber.  Agradaram a todos sem exceção.

Em seguida foi apresentado o vinho branco Pizzato Reserva Chardonnay 2013, que não passa por barrica de carvalho e é bastante discreto nos aromas. Límpido e brilhante, de coloração amarelo claro com nuances esverdeadas.  Sabor equilibrado, com bom frescor, elegante, mineral e de boa persistência.

Logo a seguir, vieram os tintos:

A surpresa da degustação foi o Fausto de Pizzato, Cabernet Sauvignon safra 2013. De cor rubi intenso com traços violáceos. Vinho médio para encorpado, frutado, boa persistência, acidez agradável e com taninos leves e marcantes. Um ótimo vinho de entrada.

Outro vinho apresentado foi o Fausto Tannat 2013. A Tannat é a uva emblemática do Uruguai, produzindo vinhos bem rústicos e tânicos. Os enólogos da Pizzato conseguiram ´´amaciar`´ um pouco essa variedade, produzindo um vinho mais delicado, redondo e fácil de beber. 


E para fechar a noite, o Pizzato Alicante Bouschet 2010. Um belo vinho da Pizzato, com uma casta que é um cruzamento entre a Petit Bouschet e a Grenache, e é originária da França. É bastante utilizada em Portugal, mas raríssima de se achar no Brasil. Um vinho de coloração rubi densa. Aromas de frutas negras e notas de chocolate e couro. Na boca, boa potência, mas muito macio. Final médio a longo, mas bem redondo também.


Aos interessados em participar das próximas degustações, fiquem atentos porque as vagas se esgotam rapidamente! 

Serviço:
Bardot - Vinhos e Artes
Rua Barão de Mesquita, 978 A. Praça Verdun, Grajaú, Rio de Janeiro.

Fale conosco:
contato@bardotvinhoseartes.com.br
Telefone: (21) 2575-9395


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...