quarta-feira, 6 de abril de 2016

A região vinícola do Douro

Bardot - Vinhos e Artes

O Douro, local de origem do famoso Vinho do Porto, é uma das mais antigas e mais belas regiões vinícolas europeias. Situa-se no nordeste de Portugal e desenvolve-se pelo vale do rio Douro, tendo como limites norte, oeste e sul sistemas de cadeia montanhosos e a fronteira com Espanha a este. Há dois mil anos que aqui se produz vinho. sendo a mais antiga região vinícola demarcada do mundo e conhecida pela notável qualidade dos seus vinhos. 
As vinhas do Douro criam uma paisagem magnífica reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade desde 2001. 


Características geo-climáticas
Separada da zona litoral e do seu clima temperado pela Serra do Marão que a protege dos ventos carregados de chuva que sopram do Atlântico, a região do Douro tem um clima caracterizado por verões quentes e secos e invernos rigorosos.

A maioria das plantações é feita em socalcos, talhados nas encostas íngremes dos vales que bordeiam o rio Douro e os seus afluentes, tais como os rios Pinhão, Távora e Torto. Cerca de dois terços da área de vinha está plantada em encostas com inclinação superior a 30% e a região duriense é a única área produtora de vinho no mundo onde se pratica a viticultura de montanha de clima quente.

Os solos são essencialmente de xisto, embora, em algumas zonas, também graníticos. Embora particularmente difíceis de trabalhar, estes solos são benéficos para a longevidade das vinhas e permitem mostos concentrados de açúcar e cor. 


A Região Demarcada do Douro está dividida em três sub-regiões:


- Baixo Corgo (sub-região ocidental)
- Cima Corgo (sub-região central)
- Douro Superior (sub-região oriental, que no seu limite nascente faz fronteira com Espanha)


Principais uvas:
Um dos atributos da região do Douro é a sua riqueza em castas tradicionais. 

Entre as melhores castas tintas temos:

Touriga Nacional
Touriga Franca
Tinta Roriz
Tinta Barroca
Touriga Nacional
Tinta Amarela
Tinto Cão
Sousão

Brancas: 

Malvasia Fina (a mais plantada)
Gouveio ou Verdelho
Rabigato
Viosinho
Donzelinho
Côdega
Folgasão
Arinto
Moscatel Galego


Vinho do Porto 
O Vinho do Porto é produzido exclusivamente a partir de uvas tintas provenientes da Região do Douro. É o mais conhecido dos chamados "vinhos fortificados", é um dos vinhos mais apreciados em toda a parte. Ele destaca-se dos demais pelas suas características únicas, como por exemplo o elevado teor alcoólico (até 22%), cor, doçura e aroma que variam de acordo com os diferentes tipos existentes. Apesar de ser conhecido como um vinho adocicado, o Vinho do Porto pode apresentar variações que vão desde o muito doce até ao extra seco. A diferença no grau de doçura é determinada pelo fabricante que se apoia na forma e no tempo em que o processo de fermentação é interrompido.


Serviço:
Bardot - Vinhos e Artes
Rua Barão de Mesquita, 978 A. Praça Verdun, Grajaú, Rio de Janeiro.

Fale conosco: 
contato@bardotvinhoseartes.com.br 
Telefone: (21) 2575-9395

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...