sábado, 23 de abril de 2016

Prova de vinhos na Bardot... Puglia

Caros amigos do vinho, no dia 30 de Abrilsábado, às 16:30h, a Bardot - Vinhos e Artes promove degustação e palestra para apresentar os vinhos da região de Puglia (Itália).


Bardot - Vinhos e Artes

A apresentação será ministrada por Volnei Signor, consultor de vinhos, sommelier e  maitre.
A região:

Bardot - Vinhos e Artes
Fonte e fotos: www.clubedosvinhos.com.br
Puglia fica no “calcanhar da bota” do mapa italiano. Além de paisagens de tirar fôlego, o sul da Itália é considerado o berço do vinho italiano. Embora a região setentrional também possua seu prestígio, as regiões que compreendem a parte sul, Molise, Campânia, Basilicata, Calábria e Puglia, são destaque na produção e qualidade dos famosos vinhos italianos, sendo Puglia a região considerada principal, não somente pela grande produção de seus vinhedos, como também pela qualidade dos vinhos.

Puglia possui uma extensão de aproximadamente 400km através da costa do mar Adriático, com clima e solo considerado ideais para a produção de vinhos, além da topografia da região ser praticamente plana.

Com uma área de vinhedos de 190.000 ha, a região é responsável por 17% da produção de vinho italiano.

A região tem ampla diversidade de uvas nativas, que conferem status quando o assunto é exportação. Ao norte da região as uvas mais abundantes são a trebbiano e a sangiovese e os vinhos gerados a partir dessas espécies respondem por até 30% dos vinhos DOC produzidos na região. Há ainda as uvas bombino bianco e montepulciano, oriundas da província de Foggia, e a “uva di troia” ou Sumarello. As que possuem maior destaque na região são a primitivo e a negroamaro.

A uva primitivo é proveniente de Manduria, localizada ao sul da região, a 10km do mar Jônio. Normalmente, os vinhos dessa uva possuem corpo denso e médio, cor escura e acidez entre média e alta, de boa longevidade e excelentes companheiros na gastronomia da região.

A uva negroamaro é utilizada para a produção de vinhos bastante rústicos. Atualmente é trabalhada em conjunto com a malvasia negra, o que resulta na produção de vinhos muito fortes e bem encorpados, considerados ideais para o consumo com carne.


Confira, abaixo, os vinhos que serão degustados:
  • Luccarelli Negroamaro 2013
  • Luccarelli Primitivo 2014
  • Campo Marino Malvasia Nera Salento 2012
  • Campo Marina Primitivo - Merlot 2013
  • Campo Marina Primitivo Di Manduria 2013 

Bardot - Vinhos e Artes
   
Faça já a sua reserva! São apenas 20 vagas!


Serviço:
Data: 30 de Abril de 2016, Sábado.
Horário: 16:30h
Local: Bardot - Vinhos e Artes 
Rua Barão de Mesquita, 978 A. Praça Verdun, Grajaú, Rio de Janeiro. 
Inscrições: contato@bardotvinhoseartes.com.br 
Telefone: (21) 2575-9395

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...