quarta-feira, 11 de maio de 2016

A região vinícola de La Rioja

Bardot - Vinhos e Artes
Imgem: www.clubedosvinhos.com.br

La Rioja é a principal região vinícola da Espanha. Situa-se no norte do país e sua produção é predominantemente de vinhos tintos. 

A região é tida por muitos especialistas como uma das cinco mais importantes regiões vinícolas do mundo. É apelidada como a “Bordeaux da Espanha”.

Com suas três sub-regiões – Rioja Alta, Rioja Alavesa e Rioja Baja, a região foi pioneira no país ao receber sua Denominação de Origem (DO), no ano de 1925. Em 1991, sua denominação foi alterada para DOCa (Denominación de Origen Calificada), permanecendo com este status até o ano de 2009, quando a região de Priorato, na Catalunha, também recebeu esta denominação.

Rioja foi a primeira região vinícola a projetar os vinhos espanhóis no mercado mundial e possui a maior produção do país. Foi também a primeira região a adotar as tipificações Crianza, Reserva e Gran Reserva, hoje adotadas na maioria das regiões. 


Bardot - Vinhos e Artes

Características Geo-climáticas
Rioja desfruta de uma invejável posição geográfica entre as diferentes regiões vinícolas da Espanha, estando protegida dos ventos e chuvas vindas do Atlântico pela Serra da Cantabria, a norte e oeste, sendo também raramente vitimada pelos extremos de temperaturas que ocorrem em outras regiões da Espanha. 

As melhores uvas são cultivadas na parte norte, que apresenta solo rico em argila. Já na Rioja Alta e na Rioja Alavesa, os solos são ricos em ferro ou em calcário. Ou seja, Rioja tem a sua disposição uma boa diversidade de terra para a vitivinicultura.

Bardot - Vinhos e Artes


Os vinhos de La Rioja

Produz essencialmente tintos de qualidade, encorpados e leves, e pequenas quantidades de brancos e rosés.

De maneira geral, os vinhos de Rioja são poderosos e aromáticos, frutados e de um corpo bem estruturado, repleto de equilíbrio e sabor. (Crianza) com corte de várias uvas: Tempranillo, Garnacha, Cariñena e Mazuelo. Os vinhos que serão destinados a passar longos períodos no carvalho, como os Gran Reserva, normalmente têm a Tempranillo como uva exclusiva ou majoritária, às vezes associada à Cabernet Sauvignon, que é permitida na região, em pequenas quantidades.

Em geral, os vinhos tintos de Rioja amadurecem por mais tempo do que qualquer outro vinho do mundo antes de serem comercializados.

Rioja também é um vinho, produzido sobretudo com uvas da casta Aragonez, com Denominación de Origen Calificada que recebeu seu nome por conta da região.

Entre as uvas brancas, são permitidas a Viúra, conhecida também como Macabeu, e a Malvasia, que confere aroma de mel aos vinhos. Os vinhos brancos da região são em geral secos e alcóolicos, mas podem ser frescos e adocicados, quando jovens.


Bardot - Vinhos e Artes

Na Bardot - Vinhos e Artes, nossos clientes podem encontrar a linha de produtos da Marques de Tomaresum dos principais produtores da região de Rioja.

E para ler mais sobre a vinicultura da Espanha, clique aqui.


*Fontes:

www.sequetin.blogspot.com.br
www.clubedosvinhos.com.br
www.sommeliervinhos.com.br
www.revistaadega.uol.com.br



Serviço:
Bardot - Vinhos e Artes
Rua Barão de Mesquita, 978 A. Praça Verdun, Grajaú, Rio de Janeiro.

Fale conosco:
Telefone: (21) 2575-9395

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...