quarta-feira, 15 de junho de 2016

A região vinícola da Califórnia

Bardot - Vinhos e Artes


A Califórnia é o maior produtor de vinhos entre os estados americanos e uma das maiores e melhores regiões produtoras de vinhos no Novo Mundo. Depois dos três países mais tradicionais na vitivinicultura internacional, França, Itália e Espanha, o estado americano é o maior produtor de vinho no mundo, isto é, a quarta potência no que se refere ao cultivo, produção e comercialização da bebida em todo o planeta. Os números são impressionantes: o ensolarado estado da costa oeste norte-americana é responsável por mais de 90% da produção vinícola dos Estados Unidos.

O clima é mediterrâneo, com ventos frescos constantes, muito sol e chuvas bem localizadas. Seu território é uma sucessão de pequenos vales, cada um com particularidades de clima e solo, criando um celeiro de terroirs propícios ao desenvolvimento de vinhos de extrema qualidade. 



Bardot - Vinhos e Artes
Foto: www.academiadovinho.com.br
Principais sub-regiões:


Napa Valley e Sonoma Valley são as duas principais regiões de produção vinícola na Califórnia. Somente nelas existem mais de 800 vinícolas.

Napa - é conhecida mundialmente pela qualidade de seus vinhos. Concentra o maior numero de vinícolas no mundo Várias delas realizam trabalhos reconhecidos de enologia, produzindo vinhos ícones de categoria elevada. O território de Napa é estreito, ladeado por colinas vulcânicas baixas.

Sonoma - Aqui a vinicultura é de menor escala. É conhecida por fornecer uvas de grande qualidade para a produção de vinhos em outras regiões. O clima é mais fresco que o de Napa, com variações a cada micro-região. As brisas marinhas e neblinas são características das áreas costeiras. O relevo é marcado por amplas planícies, colinas suaves e partes da costa do Pacífico.

Outras regiões californianas de destaque são Mendocino, Monterey, Paso Robles, Russian River Valley, Dry Creek Valley, Alexander Valley, San Luis Obispo, Santa Barbara, Santa Clara Valley, Lodi e Woodbridge.


Bardot - Vinhos e Artes

Principais uvas e vinhos:

Uma das características que fazem da Califórnia um respeitado polo da vitivinicultura no mundo, é a sua grande variedade de uvas e vinhos. Há cerca de cem variedades de uvas plantadas no estado, cada uma com aroma e sabor próprios, que, associados ao tipo de clima e solo onde são cultivadas, produzem vinhos de ótima qualidade. 

As principais variedades tintas cultivadas nas suas regiões vinícolas são: Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Zinfandel – esta tida como parente próxima da Primitivo italiana e considerada patrimônio nacional – mas ultimamente a Syrah e a Cabernet Franc têm crescido em resultados.

A variedade de uva branca dominante é a Chardonnay, quase um ícone dos vinhos americanos, mas vale citar a presença da Sauvignon Blanc e da White Zinfandel, que produz vinhos leves e simples.

Os vinhos californianos, por sua vez, variam de características e preço, podendo de ir de sabor simples e frutado a intenso e concentrado, mas sempre com qualidade elevada. 

Bardot - Vinhos e Artes tem excelentes vinhos dessa região em seu portfólio, com destaque para os rótulos da vinícola IronstoneVenha conferir!

E para saber mais sobre a vinicultura dos EUA, clique aqui.


Fontes:
www.clubedosvinhos.com.br
www.academiadovinho.com.br

Serviço:
Bardot - Vinhos e Artes
Rua Barão de Mesquita, 978 A. Praça Verdun, Grajaú, Rio de Janeiro.

Fale conosco:
Telefone: (21) 2575-9395

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...