segunda-feira, 20 de junho de 2016

Aconteceu na Bardot: Palestra e degustação Bordeaux - O Berço da França

Bardot - Vinhos e Artes

No último sábado, 18 de Junho, Volnei Signor , sommelier e consultor de vinhos, apresentou uma degustação de vinhos da famosa região vinícola de Bordeaux.

´´Bordeaux é a região francesa que concentra a maior quantidade de grandes propriedades vinícolas e todos seus vinhos são AOC. Diferentemente da outra principal região, a Borgonha, aqui os vinhedos são extensos, muitos deles ao redor de châteaux, castelos que servem de sede para as grandes casas produtoras. Muitas vinícolas adotaram o nome château mesmo não possuindo um castelo, tão grande é a associação feita entre vinhos de Bordeaux e os castelos.`` (Fonte: Revista Adega)

Saiba mais sobre a região de Bordeaux lendo este post.

Na degustação, na Bardot, foram apresentadas cinco rótulos produzidos na região, sendo 1 branco e 4 tintos.


Enquanto Volnei fazia uma breve introdução sobre a região de Bordeaux, os participantes degustavam o branco Château Reynon. Elaborado com 100% Sauvignon Blanc, com aromas de frutas brancas cítricas, notas minerais e um leve toque defumado, típico da Sauvignon Blanc. Um dos rótulos que mais agradaram aos participantes, o que se refletiu nas vendas (com todas as garrafas no estoque vendidas).


O primeiro tinto apresentado foi o Château Gravelier 2014. O vinho possui a Merlot em maior proporção (75%) e completa seu corte com 25% de Cabernet Sauvignon. Cor vermelho intenso e aromas de cassis e bagas. Em boca, muito harmonioso, macio e aveludado.


Na sequência foi servido o Château Les Ancres 2011, trazendo 71% de Merlot, 25% de Cabernet Sauvignon e 4% de Cabernet Franc. Vinho com bela coloração rubi. Aromas com notas de ameixa, amêndoas e alcaçus, com um toque de cravo. Na boca taninos suaves e macios remetendo a um final longo. 

O terceiro tinto da degustação foi o Château Labatut Cuvée Prestige 2013. Aqui o corte muda um pouco, reduzindo-se a Merlot (35%) e aumentando a participação da Cabernet Sauvignon (25%) e da Cabernet Franc (40%). Destaque para os aromas de cereja, amora e cassis. O vinho mostrou um bom corpo, taninos aveludados, acidez viva e equilibrada. Final de boca longo e agradável.


Terminamos a degustação com o Clos du Roy Fronsac 2010. Aqui a Merlot é soberana. O corte traz 90% de Merlot, mais 5% de Cabernet Sauvignon e 5% de Cabernet Franc. 
O melhor nariz dos cinco vinhos provados. Um tinto intenso, elegante e redondo, com um belo nariz de frutas e um toque de cereja. Corpo denso e completo; Um vinhaço!


Foi uma experiência e tanto para os nossos convidados! Além de terem a oportunidade de provar uma seleção de vinhos de uma das regiões vinícolas mais consagradas em todo mundo, ainda puderam adquirir os rótulos do seu agrado com um desconto especial. 

Todos os cinco vinhos da degustação estão disponíveis para vendas na Bardot - Vinhos e Artes.


Essa degustação foi restrita para alguns convidados, mas fique atento à nossa programação através das redes sociais, para participar de nossos próximos eventos. Você também pode fazer seu cadastro junto à nossa equipe e receber nossos anúncios e promoções através de seu email.


Serviço:
Bardot - Vinhos e Artes
Rua Barão de Mesquita, 978 A. Praça Verdun, Grajaú, Rio de Janeiro.

Fale conosco:
Telefone: (21) 2575-9395

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...