terça-feira, 14 de junho de 2016

Guia das uvas: Primitivo

Bardot - Vinhos e Artes


A Primitivo é uma das grandes castas tintas do sul da Itália. Produz vinhos tintos escuros, encorpados, concentrados e muito prazerosos, com toques generosos de frutas vermelhas.

Diversos estudos indicaram que se trata da mesma uva conhecida na Califórnia como Zinfandel. Esta tem uma longa história e já foi considerada por muitos como uma variedade nativa da América. Porém, após vários testes de DNA, descobriu-se que a uva é uma espécie européia. Alguns especialistas alegam que ela é uma variante da casta Plavac Mali, originária da Croácia

Bardot - Vinhos e Artes

Principais regiões produtoras:


A Primitivo tem bastante relevância na região de Puglia, na Itália. Podemos destacar a região conhecida como Manduria, que é localizada bem no sul da Puglia e que produz alguns dos vinhos mais apreciados da atualidade. Também merecem destaque as regiões de Lizzano e de Sava, que também produzem vinhos feitos com a uva primitivo que apresentam excelente qualidade.


Como Zinfandel é uma das uvas que se destacam nos Estados Unidos, mais já tem plantações em outros países como Africa do Sul, México e Austrália. 



Características:

Seus vinhos tendem a serem robustos, escuros, densos e intensos. Os aromas remetem às frutas negras passadas ou em geleia, especiarias e balsâmicos. Na boca, se mostra potente, alcoólico, de corpo médio para maior, com acidez alta e equilibrada. Os melhores vinhos podem envelhecer muito bem. 

www.gazetadopovo.com.br
Dicas de harmonização:

Com um toque sedoso e aveludado, é uma cepa com açúcares balanceados, a evidência do álcool e o equilíbrio da acidez e taninos confere a este vinho uma gama de harmonizações que atende a gastronomia mais refinada a mais simples. Possui destaque para harmonização com queijos amarelos em geral, churrasco, pizzas das mais variadas e pratos que levem carne vermelha em sua composição. 

Bardot - Vinhos e Artes

A Bardot - Vinhos e Artes apresenta algumas sugestões de vinhos dessa uva que valem a pena você experimentar:

Luccarelli Old Wines Primitivo di Manduria 2011 (Itália)
Nerostella Primitivo Salento 2013 (Itália)
DonCosimo Primitivo Salento 2013 (Itália)

Ironstone Old Vine Zinfandel 2013 (Califórnia - EUA)


Fontes:

www.menuespecial.com.br


Serviço:
Bardot - Vinhos e Artes
Rua Barão de Mesquita, 978 A. Praça Verdun, Grajaú, Rio de Janeiro.

Fale conosco:

Telefone: (21) 2575-9395

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...