Syrah (em francês) ou Shiraz (em inglês) é uma casta de uva tinta da família da Vitis vinifera, muito utilizada na produção de vinhos. Hoje é cultivada em países como a Austrália (onde é chamada Shiraz) e França (onde é chamada Syrah).
E no último sábado, 22 de Julho, a Bardot - Vinhos e Artes reuniu mais uma vez seus clientes e amigos para apreciar 5 grandes rótulos (4 tintos e 1 Rosé) elaborados com cortes de Syrah de diversas regiões do mundo. Vale ressaltar que os tintos repletos de aromas de frutas negras, excelente frescor e taninos exuberantes. apresentaram a casta Syrah em todo seu esplendor, justificando a fama mundial desses vinhos.
Nosso palestrante Volnei Signor apresentou os rótulos, começando por dois vinhos da África do Sul:
Nederburg Rosé 2015 - Sua composição leva Cabernet Sauvignon, Merlot, Shiraz e Pinotage . Colheita manual, fermentação tradicional, aroma de frutas vermelhas frescas , corpo médio, seco, boa acidez e final frutado e fresco.
Nederburg The Winemasters Cabernet Sauvignon - Shiraz 2015 - Da região de Paarl, colheita manual, sua fermentação ocorre em tanques de aço inox durante 2 semanas. Passa por fermentação malolática e finaliza o amadurecimento em madeira por 8-12 meses. Aromas de frutas vermelhas e toques de especiarias. iva: Seco, encorpado, boa acidez taninos bem estruturados e final longo.
Chaminé 2014 - Este vinho é uma elaboração das castas Aragonez e Syrah que se adaptaram muito bem na região Alentejana. Tem características de frutas maduras, com paladar concentrado e uma estrutura taninosa equilibrada. Levemente envelhecido e engarrafado com ligeira filtração, este vinho está pronto para beber.
Bremerton Tamblyn 2011 - Um blend de 44% Cabernet Sauvignon, 41% Shiraz, 9% Malbec e 6% Merlot. Um dos vinhos mais elogiados da tarde/ noite. Aromas de cereja, groselha, floral. No palato mostra bom corpo, taninos aveludados, notas mostrando o caráter de seu terroir, mentol, hortelã, chocolate e frutas vermelhas. A acidez é viva e equilibrada, álcool não aparente com final de boca longo e agradável.
Finca Los Alijares Crianza 2009 - Fermentação alcoólica com temperaturas controladas, 12 meses de amadurecimento em barris de carvalho americano e francês e 12 meses de envelhecimento em garrafa. Cor rubi escuro com aroma de frutas negras bem maduras, baunilha, notas minerais e defumado. Na boca é seco, boa acidez, taninos muito estruturados, final longo e complexo.
A Bardot promove regularmente degustações de vinhos, em parceria com os principais fornecedores. Fique atento para participar de nossos próximos eventos.
Serviço:
Bardot - Vinhos e Artes
Rua Barão de Mesquita, 978 A. Praça Verdun, Grajaú, Rio de Janeiro.
Fale conosco:
Telefone: (21) 2575-9395 - 97018
Nenhum comentário:
Postar um comentário