segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Aconteceu na Bardot: Palestra e Degustação - Vinícola Pizzato


Neste último sábado, 19 de agosto, a Bardot - Vinhos e Artes promoveu degustação da Pizzatto, vinícola do Rio Grande do Sul que já está há quatro gerações na viticultura. Localizada no Vale dos Vinhedos, a Pizzato possui 45 hectares de vinhedo e produz em média 240 mil garrafas por ano.



Caroline Vizzotto Chieli, enóloga e coordenadora de vendas da Pizzato,  comandou a degustação e nos apresentou seis de seus rótulos.




O primeiro a ser degustado foi Fausto Chardonnay 2017, um vinho refrescante, equilibrado e que não passa por barricas de carvalho. Coloração amarelo claro com traços esverdeados e brilhante, possui aromas de maçãs verdes, peras, abacaxi, flores brancas e traços minerais. Na boca, mostrou-se fresco, equilibrado, de corpo médio para leve e com persistência média para longa.


Já o Pizzato Legno Chardonnay 2016 passa 12 meses em barricas de carvalho francês. De coloração amarelo palha dourado, apresenta-se límpido e brilhante. No olfato apresenta aromas intensos de frutas tropicais maduras, abacaxi, manteiga, baunilha, especiarias doces e mel. Na boca, complexo, equilibrado, com bom frescor, elegante e de muito boa persistência.


Outro vinho apresentado foi o Fausto Tannat, safra 2015, vinho bastante encorpado e aromático (cereja, ameixa e compotas), com taninos e acidez equilibrados.


Na sequência veio o Fausto Merlot 2015,  de cor vermelho rubi escuro e atraente, aroma frutado, apresentando ameixas pretas, cereais, mel fino e um toque sutil de couro. Taninos aveludados, equilibrado e persistente, malte e frutas secas no retrogosto, e prolongado.



Logo a seguir, Carol apresentou o Pizzato Reserva Merlot 2014, o carro chefe da vinícola, produzido desde 1999 e que foi o primeiro vinho a ser lançado pela marca. Com passagem de 11 meses em barris de carvalho francês de primeiro e segundo uso. Vinho de coloração rubi intensa, aromas de frutas vermelhas maduras, ameixa preta, anis e algo de especiarias. Na boca, equilibrado de bom corpo e taninos finos. Boa complexidade e retrogosto. 



E concluindo o programa oficial da degustação, brindamos com o Espumante Fausto Rosé Brut, produzido pelo método tradicional (mesmo método usado para fazer Champangne), e elaborado com as uvas Pinot Noir, Chardonnay e Merlot. De cor rosada média, com perlage fino. Aromas de frutas vermelhas (morangos, cerejas , framboesa etc) e frutas cristalizadas. Na boca, sensação de frutas frescas, equilibrado, seco, refrescante e cremoso, com média persistência.




Para fechar a noite com chave de ouro, o público presente resolveu se cotizar e degustar uma garrafa do Pizzato DNA 99, excepcional vinho tinto brasileiro da região do Vale dos Vinhedos elaborado a partir de uvas do tipo Merlot. Estagiou por 12 meses em barricas de carvalho francês. De coloração vermelho rubi com nuances violeta, e aromas de frutas vermelhas maduras como morango, cerejas e notas de pimenta e chocolate amargo. Ao paladar revelou-se equilibrado, com taninos delicados, encorpado e com final de boca com notas de ameixa seca e pimenta preta.




No balanço final, foi unânime entre os participantes que foi uma das melhores degustações já promovidas pela Bardot, com a carismática e competente apresentação de Carol, ótima participação do público e vinhos que agradaram a todos, sem exceção.

Em breve anunciaremos nossa próxima degustação. Fiquem atentos à nossa divulgação pelas redes sociais. Ou então cadastre seu email e/ou whatsapp com nossa equipe.

Serviço:
Bardot - Vinhos e Artes
Rua Barão de Mesquita, 978 A. Praça Verdun, Grajaú, Rio de Janeiro.

Fale conosco:
contato@bardotvinhoseartes.com.br
Telefone: (21) 2575-9395 - Whatsapp: 97018-1433


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...