terça-feira, 22 de outubro de 2019

Aconteceu na Bardot: Palestra e degustação - O Vinho em Equilíbrio, por Abel Mendes


O último sábado, 18 de Julho, foi tarde de casa cheia na Bardot - Vinhos e Artes. Convidamos nossos amigos e clientes para um bate-papo descontraído sobre vinhos,  apresentando aos convidados 4 rótulos que compõem a linha de vinhos argentinos Las Perdices.

Abel Mendes conduziu a apresentação, discorrendo sobre um dos fatores de maior importância a serem observados quando degustamos ou bebemos vinho: o seu equilíbrio.


A despeito de ser composto por centenas de substâncias, podemos julgar o equilíbrio do vinho considerando como seu alicerce a somatória na medida certa, entre açúcares, acidez, taninos e álcool.

Portanto, podemos concluir que o equilíbrio ou harmonia do vinho é dado pela perfeita interação entre esses quatro elementos constituintes.


A degustação:
.
Para abrir os trabalhos e recepcionar o público, foi servido o espumante nacional Casacorba Branco Brut. De perlage persistente, coloração amarelo esverdeado, aroma de frutas cítricas e ótimo equilíbrio de acidez, permanecendo um ótimo retrogosto.


Em seguida foram apresentados os brancos varietais Torrontés e Sauvignon Blanc. 

O Las Perdices Torrontes com uma bela coloração amarelo pálido com tons dourados. Aromas de flores brancas, rosas e jasmin, com aportes de frutas cítricas. Muito boa intensidade e persistência aromática. Acidez vibrante e final prolongado e sedoso. 


Na sequência, o Las Perdices Sauvignon Blanc, com cor amarelo esverdaeado. Muito sutil, aromas de frutas tropicais como manga, grapefruit, e tênues toques minerais. Na boca, bom ataque, acidez equilibrada e final prolongado. 

Com relação aos tintos, o Malbec, de complexos aromas de frutos vermelhos, com um delicado toque de madeira. Suave na boca, equilibrado, com toques de ameixa e ginjas.


O corte Syrah/Viognier encerrou a sequência com elegância, agradando a todos. De cor vermelho rubi, com aromas de cerejas e toques sutis de damascos e pêssego branco. Na boca, suave, redondo, de boa estrutura. Taninos maduros, com final longo e refinado. O vinho mais vendido da tarde/noite.




Os vinhos:

Casacorba Espumante Natural Brut Branco
Las Perdices Torrontés 2017
Las Perdices Sauvignon Blanc 2018
Las Perdices Malbec 2017
Las Perdices Syrah/Viognier 2017


Você encontra a linha completa da Viña Las Perdices na Bardot - Vinhos e Artes.



Serviço:
Bardot - Vinhos e Artes
Rua Barão de Mesquita, 978 A. Praça Verdun, Grajaú, Rio de Janeiro.

Fale conosco:
contato@bardotvinhoseartes.com.br
Telefone: (21) 2575-9395 - 97018-1433 - Whatsapp 97384-3938




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...